A importância de pensarmos na acessibilidade como ferramenta para inclusão social para todas as pessoas.

Palestrantes:

LUCIENE GOMES

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos - atual Instituto de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo, Doutora em Terapia Ocupacional pala Universidade Federal de São Carlos, Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em: Energia e Sustentabilidade e Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. É coordenadora do Projeto de Extensão Pipoca e Paisagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade de Goiás- - Campus Goiás, e também integra a equipe Travessias que é responsável pela co-curadoria da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

NILMAR DE SOUZA

Bacharel em Ciências Exatas e Tecnológicas e em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre e doutorando em Mecatrônica na Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas na área de reconhecimento de padrões e desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva. Está na coordenação do Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), universidade na qual é docente, atuando no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS.

Inscrições de 09/08/2021 até 18/08/2021

1h30mim

– Passo Fundo e Porto Alegre

Grace Tibério Cardoso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP-2007); Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Departamento de Engenharia de Materiais, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP-2010); Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pelo Departamento de Engenharia Ambiental, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP-2015); e Pós-doutorado em Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP-2016). Atualmente é docente permanente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED; Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional; Pesquisadora permanente do Grupo de Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC) e do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana (NEPMOUR), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da IMED. Compõe o corpo de avaliadores dos periódicos internacionais: British Journal of Applied Science & Technology (ISSN: 2231-0843), Industrial Crops and Products (ISSN: 0926-6690), Frontiers of Architectural Research (ISSN: 2095-2635), e Energy and Buildings (ISSN: 0378-7788). Atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Avaliação Pós-Ocupação (APO), Arquitetura Sustentável, Eficiência Energética, Reuso de água no ambiente construído, Conforto ambiental no ambiente construído, Desempenho térmico de materiais construtivos e edificações.