MIC 2021 - Introdução à simulação de ventilação natural em edificações por Computational Fluid Dynamics — CFD (Autodesk)

Workshop destinado a estudantes de graduação e pós-graduação.

Duração de 3 horas.

Ministrado pela arquiteta e mestranda do PPGARQ, Carla Zorzi.

Arquiteta e urbanista pela IMED (2019/2), atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED, na linha de pesquisa de Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído, e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Mobilidade Urbana (NEPMOUR/IMED).

Roteiro:

-Apresentação (breve fala/histórico)

-Workshop:

1. Introdução a temática Introdução geral + aplicabilidade do software

2. Apresentação do modelo que será utilizado Modelo em arquivo .skp fornecido para a realização das simulações

3. Apresentação da interface do software Introdução geral sobre as funções e possibilidades

4. Passo a passo das simulações Etapas da elaboração de análises no software

5. Simulação no software utilizando modelo Realização das simulações passo a passo com os participantes

Inscrições de 09/08/2021 até 19/08/2021

– Passo Fundo e Porto Alegre

Grace Tibério Cardoso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP-2007); Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Departamento de Engenharia de Materiais, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP-2010); Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pelo Departamento de Engenharia Ambiental, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP-2015); e Pós-doutorado em Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP-2016). Atualmente é docente permanente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED; Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional; Pesquisadora permanente do Grupo de Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC) e do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana (NEPMOUR), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da IMED. Compõe o corpo de avaliadores dos periódicos internacionais: British Journal of Applied Science & Technology (ISSN: 2231-0843), Industrial Crops and Products (ISSN: 0926-6690), Frontiers of Architectural Research (ISSN: 2095-2635), e Energy and Buildings (ISSN: 0378-7788). Atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Avaliação Pós-Ocupação (APO), Arquitetura Sustentável, Eficiência Energética, Reuso de água no ambiente construído, Conforto ambiental no ambiente construído, Desempenho térmico de materiais construtivos e edificações.