Aula Magna Pós-Graduação Stricto Sensu

Ciência e Covid-19: A pesquisa científica em defesa da sociedade

O link para participar do evento, será encaminhado por e-mail.

Transmissão via Zoom e YouTube.

Palestrantes:

Prof. Dr. Odir Dellagostin

Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
Formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel  e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007.  Foi coordenador do Centro de Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq.

Prof. Dr. Luís Lamb

Secretário de Inovação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem mestrado em computação pela mesma instituição e PhD pelo Imperial College London. Realizou estágio pós-doutoral no Group of Logic, Language and Computation, King's College London (2005-2006). Concluiu o MIT Executive Program in Strategy and Innovation em 2010 e o MIT Executive Program in Management and Leadership em 2014 (Massachusetts Institute of Technology, Sloan School of Management). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Informática Teórica/UFRGS. Foi Pró-Reitor de Pesquisa/UFRGS e Diretor do Instituto de Informática/UFRGS. Foi Membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação (CA-CC) do CNPq (2012-2015) e coordenador do CA-CC (10/2014 a 09/2015); foi membro do Comitê de avaliação Trienal de Ciência da Computação da CAPES (2011-2013).

Prof. Dra. Sabine Righetti
Jornalista de ciência e pesquisadora no Labjor-Unicamp, Membro-presidente do Conselho Consultivo do RUF - Ranking Universitário da Folha.
Coordena a Agência Bori, projeto de divulgação científica com apoio da Fapesp e do Instituto Serrapilheira que aproxima a ciência inédita nacional de jornalistas de todo o país. Escreve quinzenalmente para a Folha de SP, onde trabalhou por seis anos e recebeu seis prêmios de jornalismo, além de ter sido finalista de um Jabuti. É doutora em política científica pela Unicamp e tem passagem como pesquisadora visitante pela School of Education da Universidade de Michigan (com financiamento da Knight) e pela Graduate School of Education de Stanford (com financiamento da Lemann). É também Eisenhower Fellow -- foi a integrante mais jovem e única mulher latina do programa de líderes inovadores globais em 2014 dessa fundação. É também membro-presidente do Conselho Consultivo do RUF - Ranking Universitário da Folha, que ajudou a criar na Folha de S.Paulo em 2012.

Moderadores:
Prof. Dr. William Zanella
Vice-presidente Acadêmico da IMED
Prof. Dra. Caroline Calice da Silva
Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED

Apoiadores:
FAPERGS
Labjor-UNICAMP
FAPESP
Instituto Serrapilheira

Inscrições de 20/05/2020 até 27/05/2020

Link para participação será encaminhado por e-mail.

Transmissão via Zoom e YouTube.

Transmissão via zoom e YouTube – Passo Fundo

Caroline Calice da Silva