Apresentação

Módulo Internacional do PPGARQ-IMED para as cidades de Bogotá e Medellín, Colômbia (programação em anexo).

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO E MINICURRÍCULO DOS PALESTRANTES.


Em parceria com a Universidade Católica da Colômbia, o PPGARQ realizará em Fevereiro de 2020 o curso IMERSÃO INTERNACIONAL PARA A COLÔMBIA: ESTRATÉGIAS DE DESENHO SUSTENTÁVEL PARA CONSOLIDAÇÃO DE EQUIPAMENTOS URBANOS .
O objetivo geral do curso será analisar as diferentes estratégias de design sustentáveis que são aplicadas na concepção de equipamentos urbanos nas cidades de Bogotá e Medellín.
As atividades compreendem palestras, workshops e visitas técnicas, que possibilitarão identificar metodologias, critérios e elementos para a concepção de equipamentos urbanos sustentáveis, a partir do estudo de edificações que se destacam nas duas cidades. Em Medellín também serão realizadas visitas aos Parques Biblioteca.
Será um evento único, com a participação de professores engajados em projetos sociais e sustentáveis, atuantes nos setores público e privado na Colômbia e no México
 

De 17 a 29 de fevereiro de 2020. Programação está em anexo ao email enviado juntamente com este formulário.

Prof. Me. Rolando Cubillos - Universidad Católica de Colombia: Docente investigador na Faculdade de Desenho da Universidade Católica da Colômbia. Mestre em Hábitat pela Universidade Nacional de Colômbia (2006). Candidato a Ph.D. no Doutorado em Gestão de Tecnologia e Inovação da Pontifícia Universidade Bolivariana. De 2010 a 2015 foi líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade, Meio Ambiente e Tecnologia (SOMET). Publicou mais de 23 artigos científicos em diferentes revistas indexadas, nacionais e internacionais. De 1993 a 2009 desempenhou papéis importantes em mais de vinte projetos para importantes empresas privadas e estatais na Colômbia.

Arq. Fabián Aguilera - Universidad Católica de Colombia: Arquiteto da Universidade Católica da Colômbia. Mestrado em Projetos para o desenvolvimento urbano sustentável da IBERO, Cidade do México. Foi professor pesquisador de diferentes faculdades de arquitetura no México e na Colômbia nas áreas de urbanismo ambiental sustentável, estratégias de habitação experimental sustentável ​​e design passivo, com enfoque nas habitações emergentes; planejamento urbano estratégico e conceitos de sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Cultura, Espaço e Ambiente Urbano (CEMA), da Faculdade de Desenho da Universidade Católica da Colômbia. Formulou e desenvolveu o Plano de Planejamento Territorial do Novo Centro de População - assentamento urbano “Ciudad Esmeralda”, no município de Centro - Tabasco, na República Mexicana, com reconhecimento do Governo do Estado de Tabasco como parte da equipe e apoio na construção do primeiro modelo de cidade sustentável para a América Latina.

Arq. Jairo Ovalle -  Universidad Católica de Colombia: Professor da Faculdade de Desenho da Universidade Católica da Colômbia. Mestre em Arquitetura pela Universidade Nacional da Colômbia. De 2013 a 2016 é um membro ativo do escritório de arquitetura “Architecture Office”, empresa de design reconhecida que desenvolveu importantes projetos de equipamentos urbanos.

Prof. Dra. Grace Tibério Cardoso – IMED: Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo - EESC-USP (2007), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais - IFSC/IQSC/EESC-USP (2010), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental - EESC-USP (2015), , e Pós-doutorado em Sustentabilidade - EACH-USP (2016) . Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED), bolsista de Produtividade de Pesquisa da Fundação Meridional, Passo Fundo/ RS - Brasil, pesquisadora no grupo de Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC) , e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana - NEPMOUR, avaliadora ad hoc em projetos de Iniciação Científica, e Iniciação Tecnológica e de Inovação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atua na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos, principalmente nos seguintes temas: Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis, Psicologia Ambiental e Avaliação Pós-Ocupação (APO), Climatologia aplicada ao Conforto de Ambientes e Espaços Construídos, Comportamento e Desempenho térmicos de Materiais Construtivos e Edificações.

Prof. Dr. Henrique Aniceto Kujawa – IMED: Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1994), Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2000) Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS (2014). Foi professor de ensino médio em diversas instituições de Passo Fundo (1995-2001), professor da Universidade de Passo Fundo - UPF (2009-2005), da Universidade de Chapecó- UNOCHAPCÓ (2001-2017), da Faculdade Meridional - IMED (2005- atual) onde ocupou o cargo de Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (2005-2010). Professor do Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo da IMED. Bolsista produtividade de Pesquisa da Fundação Meridional. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED) e do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen. Tem experiência na área de História e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: direito humano à saúde, movimentos sociais, conflitos territoriais entre agricultores, Políticas habitacionais, tramas sociais e constituição de espaços urbanos.



Público-alvo

Alunos e egressos do PPGARQ e da Graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED, mas o evento é aberto ao público interessado na temática.

Investimento

Inscrições de 22/10/2019 até 05/11/2019

  • Participação
    Até dia 05/11/2019
  • Imersão PPGARQ

    R$ 3.780,00

Certificado

48 h

localização do evento

Bogotá e Medellín - Colômbia – Passo Fundo

organizador

Caliane Almeida

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2007), doutorado e pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2012 e 2015), pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED); Bolsista de Produtividade de Pesquisa da Fundação Meridional; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED).

Contato